quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Safo de Lesbos: a origem de tudo...


Gentee, agora a gente sabe onde tudo começou! E a história é romântica hein, com direito a poesia grega e separação dramática. Pelo menos é o que diz a wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Safo). Se bem que já ouvi isso em algum momento da minha pré-adolescência, eu lembro...

Você sabe a origem da palavra lésbica? Uma mocinha muito liberal chamada Safo, se vivesse hoje, poderia falar pra gente. Ela nasceu em Eresos, uma cidade da fértil ilha grega de Lesbos (opa!) entre 630 e 612 a.C., tendo mudado para Mitilene ainda menina. Mitilene, cidadezinha lésbia (iiihh), era um ativo centro cultural da Grécia, no século VII a.C..

Bom, a história não é tão assumida... quer dizer... não é tão clara, mas tudo indica que nossa amiga Safo tinha uma quedinha por aquilo que gostamos: mulheres (no meu caso, uma mulher, né amorzinho? =). Pois é, veja o que diz a Wiki:

“A biografia de Safo (Psappha - como a própria assinava no dialeto eoliano), é um tanto controversa e muito do que se diz a seu respeito está envolto em lendas (inclusive suas relações com mulheres)”. Entre idas, vindas e exílios, “volta para Lesbos, onde logo se torna a líder da sociedade local, no plano intelectual. Sedutora, não dotada da beleza na concepção grega da época (embora Sócrates a houvesse denominado "A Bela"), Safo era baixa e magra, olhos e cabelos negros, e de refinada elegância, viúva e vivendo numa sociedade não tinha regras morais como hoje se concebem (...) “

“A escola de Safo - o amor em Lesbos: concebeu Safo uma escola para moças, onde lecionaria a poesia, dança e música - considerada a primeira "escola de aperfeiçoamento" da História. Ali as discípulas eram chamadas de hetairai (amigas) e não alunas... E a mestra apaixona-se por suas amigas, todas... dentre elas, aquela que viria a tornar-se sua maior amante, Atis - a favorita, que descrevia sua mestra como vestida em ouro e púrpura, coroada de flores (...) “

E por aí vai... Só sei que a Atis casou com um cara, a Safo ficou puta, fez altos poemas, que mais pareciam pragas pra ele, enfim, Safo de Lesbos, sugestivo... =) Só sei também que a mulher parecia que era os pés do cão e foi considerada por Platão como a décima musa. Em Portugal tem até uma associação em defesa dos direitos das lésbicas chamado Clube Safo.

No fim das contas, daí é que vem o nome do nosso querido blog. E você é uma filha de Safo?

Flw e até amanhã! Quero escrever aqui todo dia... rs
Kaká

Ps: galera, quem tiver um material de fato documental, com credibilidade, que fale sobre a história dessa poetiza, manda um e-mail pra gente?? =)

filhas de safo

Um comentário:

Beth Pagu disse...

Adorei!
Eu fiz uma postagm no meu blog sobre o msm tema...muitu bom msm...parabens!