quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Que feio, Marta!!

Olá safistas, safenses, safianas... =)

Aqui em Maceió as eleições para prefeito já terminaram no mesmo dia que começaram, no dia 05 desse mês, com a reeleição do Prefeito Cícero Almeida, o "prefeito forrozeiro e matuto". Aliás, reeleição com mais de 80% dos votos válidos, coisa que não acho nem um pouco saudável, me traz à mente alguns estudos sobre populismo que tive na facul...

Mas discussão local à parte, hoje venho trazer aqui um fato que me entristeceu e, pior, de preocupou bastante. Longe daqui, lá no sudeste, mais especificamente na cidade de São Paulo, o segundo turno das eleições municipais pega fogo entre o atual prefeito, candidato à reeleição, Gilberto Kassab, e a ex-prefeita da cidade e ex-Ministra do Turismo, Marta Suplicy. Isso mesmo, aquela do "relaxa e goza", passageiro!

A Marta é sexóloga, mulher de longa história na política brasileira e admirada pelo movimento GLBTTT... Enquanto ministra do Turismo, chegou a dar boas entrevistas sobre a Parada Gay de São Paulo. Tudo bem que na maior parte do discurso ela estava levantando os bons aspectos econômicos ($$$$$) para a cidade (que não são poucos, diga-se de passagem, chegam a superar os eventos da Fórmula 1), mas entre um sifrão e outro, lá estava o bom e velho "abaixo o preconceito".

Pois bem, toma-lá-da-cá nesse segundo turno de eleições em Sampa, essa mesma Marta manchou sua imagem de defensora das causas homossexuais por causa de uma campanha veiculada em seu horário eleitoral. Na peça publicitária, dentre outras indagações, Marta questiona sobre a vida pessoal de Kassab. A propaganda pergunta: "Você sabe se ele é casado, se tem filhos?"

Para quem não sabe, ou não vive em Sampa, Kassab já deu fortes indícios de homossexualidade, apesar de sempre negar o fato. Fato mesmo é que ele não é casado, até onde eu sei também não tem filhos, e até onde eu sinto, meu gaydar dá uma apitadinha sempre que o vejo. Pois não é que os marqueteiros da Marta aí de cima jogaram baixo questionando sobre a vida pessoal do cara? Pior, tudo em tom de desaprovação e, sim, de preconceito. Vejam essa reportagem:



Que feio, Marta! Até tu, mulher? Será que não sabes que as câmaras Brasil afora estão se enchendo de grupos religiosos? Será que não tens acompanhado que esses grupos tem cada vez mais poder nas decisões políticas? Será não vês o crescente índice de homicídios contra homossexuais no Brasil? Será que não percebes que, jogando dessa forma, estivestes a legitimar preconceitos numa cidade recheada de Skinheads?

Será, gente, que ela não pensou nisso? Amigos de São Paulo me disseram hoje que o movimento GLBTTT do PT (partido de Marta), até pararam as atividades por causa disso. Se foi verdade, não sei, mas que deu nó na garganta isso aí, ah deu...

4 comentários:

Anônimo disse...

Caraca, juro que eu não tinha visto isso, também na correria que ando... aff. O pior é que aqui nem dá pra ver video, snif! Mas se for como eu li no post isso é mais que bola fora, e eu ainda tinha uma parcela de admiração na mulher... argh!!!

Anônimo disse...

Oi Kaká,
tudo bem? passando aqui para conhecer seu espaço...
menina, vc é de maceio?
tenho uma amiga paulistana morando aí, ela organiza umas festas porretas no "cubo mágico", já ouviu falar?
bjkas!
gostei mto do que vi por aqui!

Ana e Jo disse...

Oi Guria!! Descobri teu Blog lá pelas bandas da Lesbosfera!! hehe!! Agora to aqui "zoiando".. hehehe!! A-D-OOOOOOOOO-R-E-I!!

Bjim!!

Jo [da Ana..]..

Anônimo disse...

eu acho que a marta num quis dizer que ele é gay...
pra mim quando mostra as perguntas la
era mais do tipo
quando mostra se ele é casado ou tem filhos
acho que é pq estas sao umas das primeiras coisas que vc sabe do otos...
bom pra mim é isso..